Faculdade 2 de Julho
Contato
Localização
Facebook Twitter Orkut Youtube
 

 

 

Apresentação

O Curso de Direito da Faculdade 2 de Julho foi reconhecido pelo MEC através da Portaria nº 292, de 04 de abril de 2007, publicada no Diário Oficial da União de 05 de abril de 2007, e autorizado pela Portaria do MEC nº 5.773, de 9 de maio de 2006, com a titulação de Bacharel.

A Justiça é o pilar fundamental para a construção de uma sociedade justa, equilibrada e democrática. O moderno Bacharel em Direito enfrenta grandes desafios decorrentes de outros aspectos de permanente modificação das relações sociais, tornando-as mais complexas com o decorrer do tempo. Verifica-se, portanto, como necessário, um sólido aporte de conhecimentos não apenas das disciplinas eminentemente jurídicas, mas também, e cada vez mais, de áreas ligadas à análise da conjuntura não só jurídica, como também social, política e econômica do país.

Reconhecendo a profundidade de tais aspectos, a Fundação 2 de Julho através da Faculdade 2 de Julho propõe contribuir com a sociedade Soteropolitana promovendo o pleito de implantação do Curso de Direito, de nível superior, através do qual se formarão profissionais especializados, cumprindo as exigências que os levam à excelência, com conhecimento global que atendem não só às novas exigências do mercado, mas que também defenda e promova os Direitos Humanos.

O currículo do Curso de Direito e a metodologia nele aplicada, em conformidade com a Legislação Ministerial, têm em mira fornecer as linhas gerais para os cursos jurídicos estruturarem seus projetos pedagógicos de forma autônoma e criativa, segundo suas vocações, demandas sociais e mercado de trabalho, objetivando a formação de recursos humanos com elevado preparo intelectual e aptos para o exercício técnico e profissional do Direito. Não constituem prescrições fechadas e imutáveis, mas parâmetros a partir dos quais os cursos criarão seus currículos em definitiva ruptura com a concepção de que são compostos de uma extensa e variada relação de disciplinas e conteúdos como saberes justapostos ou superpostos e que não passam de repetição do já pensado.

Nessa perspectiva, o projeto da Faculdade 2 de Julho, em seus objetivos, privilegiará o que é essencial e estrutural na formação dos seus estudantes e proporá alguns complementos à orientação contida nas Diretrizes, tomando-se os currículos com totalidades vivas de uma ampla e sólida formação que expressem o núcleo epistemológico de cada um.

Objetivos

O curso proporcionará condições para que o formando possa desenvolver as seguintes capacidades:

  • Capacidade de apreensão, transmissão crítica e produção criativa do Direito a partir da constante pesquisa e investigação;
  • capacidade para equacionar problemas e buscar soluções harmônicas com as demandas individuais e sociais;
  • capacidade de desenvolver formas judiciais e extrajudiciais de prevenção e solução de conflitos individuais e coletivos; e
  • capacidade de atuação individual, associada e coletiva no processo comunicativo

 


Avenida Leovigildo Filgueiras, n° 81, Garcia - CEP 40.100-000
Salvador - Bahia - Brasil - Tel. (71) 3114-3400